Ajuda com arrumação

Embora cuidador de idoso não deva ser confundido com empregado doméstico, existem algumas tarefas domésticas básicas para as quais o idoso pode precisar de ajuda, como tirar o lixo, lavar a louça ou passar o aspirador de pó.

Contrate cuidador rj

Outra das funções do cuidador de idosos é garantir que o lar seja seguro e adaptado às suas necessidades . Para isso, são essenciais as seguintes medidas, principalmente se o idoso tiver algum problema de mobilidade:

Evite ter objetos em áreas de trânsito.

Coloque ferramentas de apoio e tapetes antiderrapantes no banheiro.

Fixe as escadas, instale corrimãos e não coloque tapetes.

Tenha boa iluminação em todos os cômodos e corredores.

Ajuda com transporte e mobilidade.

Tal como é importante que os cuidadores façam companhia, por exemplo, se o idoso tiver de se deslocar ao centro de saúde, tratar de alguns trâmites administrativos ou passear, é também da sua responsabilidade tomar as medidas necessárias para garantir a sua segurança, tanto fora e dentro de casa.

Por exemplo, o cuidador deve saber como levantar e mover uma pessoa em cadeira de rodas de um lugar para outro sem o risco de cair ou se machucar. No caso de idosos que sofrem uma perda grave de mobilidade ou mesmo não conseguem se mover, é melhor ter cuidadores treinados para realizar terapias de reabilitação e/ou que tenham experiência em cuidar de pacientes em estado imóvel.